Estudo de caso – Empresa Revlon X Logist
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/09/2018
https://tmsi-18.forumeiros.com

Estudo de caso – Empresa Revlon X Logisticon Inc Empty Estudo de caso – Empresa Revlon X Logisticon Inc

Qua Set 19, 2018 2:48 pm
Estudo de caso

Em 1988, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, a Revlon, contratou uma pequena empresa de software chamada Logisticon Inc. A Logisticon teria que fazer um software de gestão de estoques com as características apresentadas pela Revlon. No progresso do desenvolvimento do produto, a Revlon teria que pagar 600.000 dólares, e mais 600 000 dólares de opção. A Logisticon fez o software, instalou-o e assim foi utilizado pela Revlon durante metade do ano de 1990. Durante as fases de entrega e instalação foram encontrados alguns pequenos problemas e bugs, mas nada que pudesse prejudicar substancialmente as operações do dia-a-dia ou impedir o envio de produtos e do processamento eletrônico de pedidos.
Em 9 de Outubro de 1990, a Revlon informou a Logisticon que iria interromper os pagamentos que faltavam do desenvolvimento do produto, até que todos os bugs do software fossem resolvidos e exigiu também que o código fonte fosse entregue à Revlon. A Revlon alegou ainda que o software não gerava as receitas de vendas e não atualizava os registros de estoque corretamente, não cumprido com as funções que tinham sido especificadas.
A Revlon tinha pago 420.000 dólares até a data, faltando pagar 180 000 dólares e recusava-se também a pagar os outros 600.000 dólares opcionais.
No dia 16 de Outubro de 1990, às 2:30 da manhã, os técnicos do departamento de sistemas da Revlon observaram uma queda generalizada no sistema de gestão de estoques. Verificou-se que tal queda, foi devido à interrupção do software criado pela Logisticon. Isto veio a confirmar-se quando a Logisticon enviou um fax, dizendo que a empresa tinha desativado o software na última noite, ativando comandos no software para tal, através das redes de comunicação de telefone. A Logiticon declarou também no seu fax, que tinha feito essa desabilitação tendo cuidado a não corromper nenhum dado. Mas se a Revlon usasse ou tentasse restaurar o software de propriedade da Logisticon, haveria a possibilidade de perda dos dados em que a Logisticon não teria qualquer tipo de responsabilidade. Por último, no fax da Logisticon, dizia que o sistema podia ser restabelecido em poucas horas quando se tivesse chegado a um acordo.
Isto afetou a Revlon durante 3 dias até chegarem a um acordo e o sistema restabelecido. Tal fato aconteceu no dia 19 de outubro. Durante esse intervalo, a Revlon alegou que as vendas e distribuição de produtos nos dois centros foram atrasados e que foram dispensados centenas de trabalhadores causando um prejuízo de cerca 20 milhões de dólares. E acusou a Logiticon de ativar vírus que estariam escondidos no software, tornando os dados da Revlon incompreensíveis.

Questões para nortear a discussão:

Compreender e assumir uma postura ética exige reflexão, apesar de conhecer apenas os fatos apresentados do caso entre as duas empresas, (uma cliente e a outra fornecedora) de forma resumida, ele nos remete a algumas indagações que podem ser feitas, como por exemplo: O desenvolvimento do software pela Logisticon Inc  esteve condicionado ao pagamento de um valor x pela empresa Revlon que alegou falhas no sistema e executou apenas parte do pagamento previsto no acordo. Esse fato justifica a atitude de desativar o software sem aviso prévio?
Quais as implicações de responsabilidade ética em relação às duas empresas?
Dado que o pagamento integral é a condição para o desenvolvimento do sistema e se esse apresenta falhas, a empresa Revlon tem o direito de não fazer o pagamento total e opcional?
A quem cabe a responsabilidade sobre o software diante dos prejuízos e das demissões?
A quem cabe a responsabilidade ética diante dos prejuízos e das demissões?
Quais os valores ou princípios éticos que você considera indispensáveis para pensarmos esse caso? O cliente foi prejudicado? Por quê?
Como fica o time do suporte no meio desse processo?

Procure refletir sobre a problemática, quais os pontos falhos das duas empresas, o que podemos aprender com isso, procure focar o aspecto de Suporte ao Usuário da temática. Coloque-se no lugar das empresas (das duas) “e se fosse com você?”.
Além de responder, você também deve interagir com os colegas, comentando, concordando ou defendendo uma opinião contrária, desta forma estaremos exercitando nossa capacidade de argumentação, reflexão e pensamento crítico.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos